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[Alimentação saudável] Comece hoje com hábitos simples

[Alimentação saudável] Comece hoje com hábitos simples
Por: Equipe Segura Redes
1 comentário(s) BlogSaúde

Com o passar dos anos, o cuidado com a alimentação tem se tornado uma preocupação contante para um número de pessoas cada vez maior. Seja por questão de saúde ou para criar hábitos mais saudáveis, se alimentar de forma equilibrada é essencial para ter mais disposição e bem-estar. Pensando nisso, a seguir estão seis dicas imperdíveis sobre como ter uma alimentação saudável.

1. Fazer ao menos cinco refeições ao dia

Se alimentar de três em três horas é um hábito muito saudável pois garante que as refeições sejam menores e que o organismo receba energia constantemente. Para isso, o ideal é realizar pelo menos cinco refeições, como desjejum, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Para conseguir colocar esse hábito em prática, o ideal é apostar em alimentos como as frutas secas durante os lanches da manhã e da tarde.

2. Incluir cereais na rotina alimentar

Para uma alimentação saudável, uma das primeiras atitudes a se tomar é a substituição de alimentos como arroz, macarrão e pão pelas suas versões integrais. Mas além disso, a inclusão de cereais como quinoa, aveia e centeio também é muito importante, pois eles são fontes ricas em fibras, as quais ajudam no controle dos índices da glicose e do colesterol, e também na saúde intestinal.

3. Evitar os industrializados

Apesar da ampla divulgação dos malefícios dos alimentos industrializados é grande o número de pessoas que os consomem diariamente. Entre esses malefícios estão um alto índice de conservantes e outras substâncias químicas que sobrecarregam o fígado e todo o sistema digestivo. Portanto, o melhor é evitar completamente a ingestão desses alimentos tão prejudiciais a saúde.

4. Beber dois litros de água diariamente

Em conjunto com as dicas de alimentação saudável, a ingestão de líquidos é essencial para o pleno funcionamento do organismo. Por isso, um adulto deve ingerir cerca de oito copos de água ao dia, tendo em vista que essa é a quantidade necessária para hidratar o corpo e permitir que o sangue seja filtrado corretamente.

5. Mastigar bem os alimentos

O processo de digestão começa ainda na boca com a mastigação dos alimentos, sendo assim é essencial que a mesma seja feita com calma para facilitar o trabalho dos demais órgãos do sistema digestivo. Além disso, ao mastigar bem, é possível criar no organismo a sensação de saciedade autêntica, o que ajuda a manter as refeições mais equilibradas e em uma quantidade adequada.

6. Ingerir mais vegetais e menos carnes com alto teor de gordura

Vegetais como verduras e legumes são a base de uma dieta balanceada e alimentos que devem estar presentes diariamente na rotina alimentar de quem deseja aprender a como ter uma alimentação saudável. Paralelamente, o mais recomendável é diminuir o consumo de carne vermelha, pois esse tipo de carne é rica em gordura saturada, o que faz mal ao organismo. Como alternativa, é possível apostar em carnes magras, como frango e peixe.

Como dissemos, manter uma alimentação equilibrada é essencial para o bom funcionamento do organismo e para se manter saudável. Procure incluir na sua rotina, a prática de exercícios físicos para potencializar os resultados do seu corpo.

Está pronto para iniciar uma vida mais leve e saudável? Tem mais alguma dica que pode nos ajudar a se alimentar melhor? Conte-nos nos comentários abaixo.

Um abraço!
Equipe Segura Redes