Como prender gato no quintal: dicas para manter seu felino seguro

Muitas pessoas acham que devem deixar o gato solto para que ele vá para a rua, pois acreditam que eles são animais livres. No entanto, esse pensamento não apenas é errado como também perigoso. Nesse artigo, explicaremos sobre a importância de não deixar os felinos saírem e também algumas dicas de como prender gato no quintal. Confira abaixo:
Importância de manter o gato em casa
Os gatos realmente possuem um instinto predador e gostam de caçar. No entanto, a partir do momento em que eles são domesticados, é necessário controlar esses impulsos pois, ao sair, o felino fica em risco.
Ele pode acabar pegando alguma doença, sofrer maus tratos de pessoas ruins, entrar em brigas com cães ou outros gatos, ser atropelado e muitos outros perigos.
Por isso, se você quer que seu gato continue saudável e vivendo muitos anos ao seu lado, o ideal é mantê-lo dentro da casa ou apartamento. Assim, ele terá muito mais longevidade e qualidade de vida.
Dicas de como prender gato no quintal
1. Castração
Seja por esse instinto caçador ou por sentir o cheiro das fêmeas na região, os gatos machos são os que mais tem o costume de sair para “passear”. A castração é uma ótima forma de minimizar essas saídas, pois diminui o desejo de acasalar e demarcar território. Além disso, a castração também auxilia a evitar doenças tanto em fêmeas quanto em machos.
2. Passeios
Engana-se quem pensa que apenas os cães podem ser levados para passear. Os felinos também podem curtir uma volta mas, claro, usando a coleira. Para introduzir o gato, comece passeando pela casa, oferecendo um petisco como agrado. Aos poucos ele vai ficar mais a vontade e a caminhada será mais tranquila do que muitos imaginam.
3. Coloque telas e redes de proteção
A melhor maneira de manter o gato dentro de casa e com plena segurança de que ele não vai fugir e nem cair de grandes alturas é por meio das redes de proteção. Em apartamentos, a tela deve ser aplicada nas janelas e na varanda. Já em casas, é possível instalá-la no quintal e outros locais que o felino tenha acesso para fugir.
4. Aprimore o ambiente
Por fim, é importante ainda criar um ambiente agradável onde o gato possa se divertir e gastar suas energias para que ele não fique agitado e queira sair. Para isso, brinquedos, arranhadores, obstáculos, passarelas e tudo que entretê-lo são muito eficientes. Dessa forma, a própria casa se torna mais interessante do que a rua.
O que achou das nossas dicas de como prender gato no quintal? Está pensando em contratar uma empresa para colocar redes de proteção em seu lar? Conte com a nossa equipe! Faça uma cotação conosco e conheça todas as vantagens da Segura Redes. Acesse nosso site ou entre em contato pelo nosso whatsapp (11) 94013-9962.
Até a próxima!
Leia também:
Tela contra pombos: entenda porque você precisa dessa proteçãoTela de proteção para janela: conte com todas as vantagens em sua casa