E então? Vamos conversar para tornar seu lar mais seguro?

Gato em Apartamento? Saiba o que fazer para mantê-lo Feliz e Seguro

Gato em Apartamento? Saiba o que fazer para mantê-lo Feliz e Seguro
Por: Equipe Segura Redes
1 comentário(s) AnimaisApartamentoBlog

Belo, independente e agradável, o gato é um dos animais mais preferidos das pessoas que vivem em áreas urbanas. Para quem mora em apartamento, o gato doméstico é uma ótima escolha, mas algumas dicas devem ser seguidas, evitando assim surpresas e problemas de comportamento.

O ponto positivo é que o bichinho se adapta bem aos ambientes pequenos, e bastam alguns cuidados simples para garantir o seu bem-estar. Portanto, confira a seguir as nossas dicas para cuidar do bichano.

Veja porque ter um gato em apartamento é uma tendência tão popular!

Alimentação

Hoje em dia, as rações comercializadas em pet shops e mercados possuem todas as vitaminas necessárias para a alimentação do felino. Os sachês especiais também podem ser fornecidos, mas com menos frequência: no máximo, duas vezes por semana. O mesmo vale para outros petiscos, como peito de frango cozido, queijos e iogurtes.

Segurança

Lembre-se que o instinto caçador dos gatos é sempre presente: ao avistarem um pássaro ou um inseto voador, eles tendem a pular em sua direção, não importa a altura. Sendo assim, coloque redes de proteção nas janelas, parapeitos e muros para evitar acidentes.

Produtos de limpeza sempre devem ser guardados. Fique atento também com plantas venenosas, fios, tomadas soltas, tecidos e sacolas. É importante ainda ter uma coleira de identificação para o gatinho: em caso de fuga eventual, será fácil localizá-lo com telefone e nome de contato.

Brinquedos e arranhadores

Cuidar de gato é uma arte. Donos experientes sabem bem que brinquedos e arranhadores nunca podem faltar. Caso contrário, os seus tapetes e sofás correm o risco de serem arranhados com frequência, pois esta é uma tendência natural dos felinos, mesmo entre os mais domesticados.

Brinquedos também são necessários, principalmente se você fica muito tempo fora do lar. O gato em apartamento,  fica com muita energia acumulada. O tédio será um problema grande sem um brinquedo de distração para a atividade do bichinho, embora ele não substitua inteiramente a atenção do dono.

Caixa de areia

Os gatos são conhecidos por se limparem sozinhos e por serem muito higiênicos. No entanto, o fornecimento de uma caixa de areia para as necessidades do bichano é tarefa do dono, e a sua manutenção diária é crucial para o bem-estar de ambos.

Mercados e pet shops vendem areia preparada para a finalidade, feita de argila específica que absorve a urina e o cocô do felino. Além de agradar ao animal exigente, ela também evita que o mau cheiro se alastre pelo apartamento.
Outra dica é lavar a caixa com água e sabão neutro na hora da troca do conteúdo, que deve ser feita, no mínimo, uma vez por semana. Deste modo, o seu gato sempre procurará a caixa fornecida, e você evita que ele procure, por instinto, outros lugares para as suas necessidades.

Vacinação e medicamentos

A vacinação do seu gato deve ser levada à risca, sem atrasos, pois esta é a única maneira de evitar doenças no caso de contato com outros animais. Para isso, peça sempre o serviço de um veterinário competente, e nunca administre medicamentos por conta própria: busque sempre o auxílio de um profissional.

É importante também possuir um kit de primeiros socorros para pequenos acidentes: cortes e outros machucados podem ser remediados pelo dono, com a autorização de um veterinário de confiança. Além disso, esteja sempre atento ao comportamento do seu gato em apartamento: caso sinta dores ou se recuse a comer, pode ser alguma doença que exija antibióticos e anti-inflamatórios.

O último item para o bem-estar do gatinho é o mais simples: dar-lhe sempre atenção e carinho. Com as nossas dicas, você terá uma companhia sempre alegre e gratificante com o seu bichano de estimação!

Se você já tem um gato em seu apartamento, compartilhe conosco também suas dicas e o que você faz para manter seu gato feliz.