Fale conosco por telefone ou Whatsapp: 11 2959 6226 | 11 94013 9962

E então? Vamos conversar para tornar seu lar mais seguro?

Proteção Contra Pombos: Doenças e Cuidados

Proteção Contra Pombos: Doenças e Cuidados
Por: Equipe Segura Redes Blog

Os pombos são alguns dos animais mais presentes nos meios urbanos. Seus maiores predadores são corujas, algumas espécies de pássaros e até tartarugas, os quais poucos são vistos pela civilização. Por isso, eles estão em toda parte e sua população cresce rápido. Embora alguns os considerem inofensivos, o contato com suas fezes pode trazer sérios riscos a saúde. Mas existem formas de evitar o contato com eles, então vamos te mostrar maneiras de proteção contra pombos mais eficientes e ainda te explicar um pouco sobre essas aves. Acompanhe!

Principais doenças transmitidas por pombos

Você provavelmente já viu os pombos se alimentando pela cidade. O que você talvez não saiba é que eles transmitir zoonoses, doenças passadas de animais para os seres humanos. Elas podem fazer os infectados desenvolverem sérios problemas de saúde, levando certas vezes ao óbito.

Criptococose

Essa infecção pulmonar é causada pelo fungo Cryptococcus, que se desenvolve nas fezes do bicho. Assim, quando elas desidratam, viram pó e havendo qualquer vento ou movimento pelo local, os esporos ficam suspensos no ambiente. Depois disso, basta que o ar infectado seja inalado por uma pessoa com imunidade baixa, que a doença é desenvolvida, variando a gravidade dos sintomas de pessoa para pessoa.

Os sintomas mais comuns são coriza, fraqueza, dores pelo corpo, febre, vômito e falta de ar. Em casos mais graves, a criptococose pode desencadear problemas como a pneumonia e meningite. Para realizar o tratamento é necessário que o paciente passe por testes clínicos, para identificar o fundo no sangue.

Salmonelose

A bactéria salmonella, embora popularmente conhecida pela ingestão de alimentos contaminados, como o ovo cru, também está presente nas fezes dos pombos. O contágio com ela, neste caso, acontece por meio do consumo de frutas infectadas. O processo começa quando as fezes secam e são levadas pelo ar até os alimentos expostos, como frutas. Alguns dos sintomas dessa doença são parecidos com a da anterior: vômito, náuseas e febre.

Encefalite viral

Os vírus que causam encefalite viral, podem gerar problemas ao sistema nervoso, além de perda de consciência e sérios riscos de morte. Os mais sujeitos a contrair essa doença são pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido, idosos e crianças. A transmissão deste problema, porém, é diferente dos demais. Ela acontece quando um mosquito que picou um pombo, pica em seguida um humano, passando o vírus adiante. Sintomas como febre alta, fortes dores de cabeças e até convulsões são relatados, o que depende de caso para caso.

Em todos os casos, a principal recomendação médica é ir a um pronto socorro para receber o diagnóstico e tratamento adequado.

protecao contra pombos e cuidados

Formas de proteção contra pombos

 

  • Lave bem os alimentos

Principalmente aqueles comprados em feiras ao ar livre, pois estes têm mais chances de serem contaminados pela bactéria salmonella.

  • Redes de proteção

As redes de proteção não só garante proteção contra pombos, como também contra ratos e morcegos, que são outros animais que transmitem doenças. Essa medida não só assegura a sua saúde como de seus pets. Instale a tela de proteção anti pombo em sacadas e janelas e evite a entrada desses bichos.

  • Higienização

Os pombos são facilmente atraídos por comida e água. Por isso, mantendo um ambiente limpo, será mais difícil a sua concentração. Se acaso você achar fezes, tome cuidado ao limpar o local. Jamais varra o ambiente, prefira jogar água com cloro e durante a limpeza tampe seu nariz, para evitar o contágio.

Existem ainda outras maneiras de evitar o contágio das doenças de pombos. É importante nunca alimentá-los e não jogar restos de comida nas ruas — o que também contribui a limpeza das vias públicas. Além de aplicar telas nos locais onde mais gostam de fazer ninhos, para evitar que o façam e tapar buracos entre vãos de paredes.

Em busca de redes de proteção?

Nós, da Segura Redes podemos te ajudar com isso! Além de instalar as redes proteção, também identificam os principais focos de abrigo de pombos. Evitando previamente o problema e garantindo sua segurança.

Solicite nossa visita pelo telefone 11 2959 6226 e comprove o nosso compromisso com a sua proteção!

Leia também:

Fale Conosco Mande um Whatsapp
Receba um orçamento rápidoPreço especial para quem compra pelo site