E então? Vamos conversar para tornar seu lar mais seguro?

Quadra de vôlei: Linhas, Medidas e Zonas! Saiba mais

Quadra de vôlei: Linhas, Medidas e Zonas! Saiba mais
Por: Equipe Segura Redes Blog

Antes de mais nada, a quadra de vôlei é demarcada por linhas e organizada em zonas de jogo, sendo descrita como um espaço retangular dividido ao meio por uma rede que demarca os dois campos de jogo.

Assim, as duas equipes disputam uma partida, compostas por seis jogadores cada, que se distribuem em posições específicas dentro de cada campo de jogo.

Preparados para saber mais? Continue a leitura!

Quais elementos elementos que compõem a quadra de vôlei?

Há vários elementos que compõem a quadra de vôlei, tais como:

As linhas da quadra

Vamos lá! Todas as linhas da quadra possuem aproximadamente 5 centímetros de largura. E possuem cores claras e distintas tanto das cores do piso quanto de qualquer outra linha. Assim, é fácil identificar as linhas durante o jogo, o que é muito importante porque cada linha tem uma função diferente.

Sendo assim, veja quais são as linhas da quadra de vôlei.

Linha de demarcação:

São as duas linhas laterais e as duas linhas de fundo que demarcam o espaço da quadra. Caso a bola toque nessas linhas durante a partida, considera-se dentro e o ponto é validado.

Linha central:

É a linha sob a qual é posicionada a rede, sendo responsável, portanto, pela divisão da quadra em dois campos de jogo.

Linhas de ataque:

Presente em ambas as áreas de jogo, essa linha delimita as zonas de ataque e de defesa de cada equipe a uma distância de 3 metros da linha central, paralelamente a ela.

Linha de restrição do técnico:

Essa linha pontilhada vai desde a de ataque até a linha de fundo da quadra, onde delimita a área de operação do técnico.

As zonas da quadra

As zonas fazem menção às regiões correspondentes a ações específicas realizadas pelos jogadores. Portanto, veja quais são as zonas de jogo da quadra de vôlei.

Zona livre:

Essa zona demarca o espaço fora da quadra em que a bola pode ser recebida pelos jogadores, desde que não tenha tocado o chão.

Zona de saque:

Ela é delimitada lateralmente por duas pequenas linhas de 15 centímetros e se estende em profundidade até o término da zona livre.

Zona de frente:

Também chamada de zona de ataque, essa zona se prolonga lateralmente para além das linhas laterais até o limite final da zona livre. Assim, os três jogadores podem realizar ataques e bloqueios mais próximos à rede.

Zona de defesa:

Também chamada de zona de trás. Nessa zona estão os três jogadores responsáveis pela defesa do espaço de jogo da equipe e cobertura dos outros jogadores.

Instalação de rede de proteção para quadras

Está procurando por redes de proteção para quadras? Saiba que é muito importante contar com a instalação de uma empresa de confiança e com experiência no segmento.

Aqui na Segura Redes você conta com venda e instalação de rede de proteção para quadras feita por uma equipe técnica bem treinada que já atendeu mais de 40 mil clientes. Conte com essa segurança para crianças e pets, com todas as especificações determinadas pela ABNT e muito mais.

Ficou interessado? Conte com a nossa equipe! Faça uma cotação e descubra mais vantagens. Acesse nosso site ou entre em contato pelo nosso whatsapp (11) 94013-9962.

Leia também:


Fale Conosco Mande um Whatsapp