E então? Vamos conversar para tornar seu lar mais seguro?

Reforma de apartamento [como planejar?]

Reforma de apartamento [como planejar?]
Por: Equipe Segura Redes
1 comentário(s) ApartamentoBlogReforma

Pensando em reformar o apartamento? A palavra chave é “planejamento”

Pode parecer sufocante ter que encarar uma palavra tão pesada como “planejamento”. Principalmente na hora de fazer algo cujo propósito é tão somente deixar a casa mais bonita, agradável e feliz.

O que podemos dizer nessa hora é que o planejamento é essencial para que seu projeto de reformar o apartamento seja uma experiência leve e agradável.

Vamos trabalhar alguns passos para podermos compreender esse processo. Nesse percurso, você verá o quanto esse planejamento é importante para que a sua reforma seja motivo somente de alegria.

Um esforço a mais no início, contudo muitas dores de cabeça evitadas no futuro.

Pormenores da sua reforma – Detalhe seu sonho

Um apartamento reformado é um sonho. O sonho é uma visão que antecede o desejo, o entusiasmo e a ação. É melhor cuidar para que o desejo seja realizável, o entusiasmo deve ser bem canalizado e a ação deve estar coberta de êxito e fluidez.

Detalhe tudo. Coloque no papel cada pormenor do que você deseja executar. Transforme o produto final que você tem na cabeça em requisitos e especifique tudo que você vai precisar.

Cuidado com o bem comum

Depois que você tiver detalhado o seu sonho, procure o responsável pelo condomínio para saber se há algo no projeto/planejamento que não esteja de acordo com os padrões da coletividade.

Se algo não estiver em conformidade, basta fazer as devidas alterações no projeto.

Esse procedimento deve ser feito, mais uma vez, antes de iniciar a obra. Depois que você já tiver o plano completo dos profissionais envolvidos, coisas como quebrar parede, horário de trabalho, fluxo de profissionais e materiais no condomínio, consulte novamente os responsáveis, para que o curso da reforma se alinhe com a preservação do patrimônio e a rotina coletiva.

Faça um orçamento

Muitas vezes as pessoas acabam frustradas por não conseguirem concluir a obra. Isso acontece por causa do orçamento mal feito. Se você fez um levantamento de tudo que vai precisar, é só levantar o custo de cada coisa, que envolve serviços profissionais e também materiais necessários à reforma.

Se o orçamento extrapolar suas possibilidades, é hora de adequar o sonho ao caixa. Melhor fazer isso antes da reforma do que no decorrer, porque será muito mais traumático ter que mutilar o projeto ou prolongar sua execução, o que é extremamente angustiante.

Cuidado na escolha dos profissionais

Paralelamente ao orçamento, ocorre a escolha dos profissionais. Pesquise, procure conhecer trabalhos anteriores. Não se deixe seduzir pelo preço de profissionais e materiais. Tente ter o melhor possível dentro do orçamento. Às vezes, é até melhor adiar um pouco o sonho do que fazer de qualquer maneira, pois o custo acabará sendo maior adiante.

Enfim seu projeto de reforma

Depois que cumprir todas essas etapas, você terá um projeto definitivo.

Não deixe de ter a garantia de uma verba de contingência. Nós sempre falamos sobre a necessidade do planejamento, mas a verdade é que, por mais (e melhor) que você planeje sua reforma, imprevistos sempre podem acontecer.

Como o planejamento é feito com base naquilo que nós podemos prever, é sempre bom ter um extra para os imprevistos.

Desejamos muito boa sorte no seu projeto. Siga essas regras e você verá que os resultados serão os melhores. Se você tem mais dicas de como fazer uma reforma de apartamento, compartilhe com a gente.

Abraço

Time Segura Redes.